segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

As Eleições nos EUA e o Senhor da Guerra


É de assustar a cobertura que a mídia no mundo todo tem dado a corrida presidencial norte-americana.O crescimento da campanha de Barak Obama caracterizado como o novo e moderno ao se dizer nem de esquerda nem de direita, a caracterização de Hillary Clinton como a "política profissional" e a embolada disputa republicana passaram a movimentar a vida de todos os cidadãos do mundo.

É no mínimo curioso ver até o panfleto ultra-conservador que é a VEJA chamar George W.Bush de "senhor da guerra" , quando um instrumento neoliberal deste quilate se presta a isso é porque a sujeira já é demais pra empurrar debaixo do tapete.E é mesmo.A Folha de São Paulo desta semana lista 127 mentiras que Bush teve que dizer e publicar ao mundo e cidadãos norte-americanos para ,seguindo os passos de seu pai, invadir o Iraque.

Para alimentar a indústira bélica norte-americana( muito bem representada no filme O Senhor das Armas) valeu tudo no Governo Bush , só que esse mesmo governo se tornou o principal panfleto oposicionista,De tão desencontrada e conservadora que se tornou esta gestão seus opositores são muitos e seus apoiadores, em particular em período eleitoral, discretos.

Bush vai se tornando cada vez mais próximo do que foi representado nos trabalhos de Michael Moore.Seu governo catastrófico chegou ao ponto ,nesta semana que se encerrou , de ameaçar a economia mundial , como não se via desde a crise da Rússia e dos Tigres Asiáticos.Capa da ISTO É , matéria de destaque na VEJA e ÉPOCA , fantasma assombrando a economia do mundo em CARTA CAPITAL é o representante de um espólio que ninguém quer ser herdeiro.

Por fim vale destacar: a grande imprensa deu grande projeção a eleição cubana "de mentirinha"(segundo eles) ,eu pergunto: o que dizer do intrincado e confuso processo eleitoral americano que deu a vitória a Al Gore no último pleito mas que , matematicamente, apesar dos milhares de votos de vantagem ,acabou empossando George W. Bush , o senhor da guerra(segundo a Veja)?

Nenhum comentário: