domingo, 24 de fevereiro de 2008

Raúl Castro é o novo presidente de Cuba.



O general Raúl Castro foi nomeado neste domingo (24) presidente de Cuba após 49 anos de governo de seu irmão, Fidel Castro. Castro foi eleito por unanimidade entre os 614 deputados. Fidel havia anunciado na terça-feira (19) que não cogitava um novo mandato, renunciando ao cargo. Raúl foi o único candidato proposto para substituir Fidel na Presidência, tendo como vice José Ramón Machado, outro líder histórico.
Em seu primeiro discurso como presidente, Raúl disse que é ''necessário, desde já, assegurar a continuidade da revolução'', e lembrou a importância do irmão. ''Fidel é insubstituível'', disse.

Ele pediu ao Parlamento permissão para consultar Fidel em questões de ''transcendência política''.

''O país terá como prioridade satisfazer necessidades básicas da população, tanto materiais quanto espirituais'', disse Raúl.

Um bom administrador

Aos 76 anos, Raúl era interino na Presidência desde 31 de julho de 2006, quando Fidel se afastou por causa de uma cirurgia intestinal, conseqüência de uma doença não-revelada.

Ele é também o ministro da Defesa mais duradouro do mundo. Ele comanda as Forças Armadas cubanas desde a revolução liderada por Fidel, vitoriosa no primeiro dia de 1959.

Foi o braço direito de Fidel desde o início da luta armada, no ataque de 26 de julho de 1953 ao quartel Moncada (Santiago de Cuba) e posteriormente na guerrilha da Sierra Maestra.

Conhecido como bom administrador, mais pragmático que Fidel, Raúl supervisionou a redução do Exército a 60 mil homens, o que representa apenas 20% do tamanho que tinha antes do colapso da União Soviética. Ele adotou critérios capitalistas de negócios para tornar as Forças Armadas Revolucionárias auto-suficientes, com importante participação nos setores mais dinâmicos da economia, como o turismo.
Com a renúncia de Fidel Castro, seu irmão Raúl finalmente terá força política para guiar Cuba rumo a uma maior abertura econômica, segundo a análise do norte-americano Brian Latell, que durante três décadas foi o principal nome da CIA (a agência de inteligência dos EUA) para as relações com a ilha. Para o especialista, mesmo afastado do poder há mais de um ano por problemas de saúde, o comandante da revolução continuava a retardar reformas para diminuir o controle do Estado sobre a economia.

Alarcón é reeleito presidente do Parlamento

Ricardo Alarcón de Quesada e Jaime Crombet Hernández-Vaquero foram ratificados como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Assembléia Nacional, enquanto Miriam Brito foi eleita secretária do órgão legislativo durante a sessão constitutiva nesta manhã de domingo, em Havana.

Com a assinatura do juramento dos 614 deputados à Assembléia Nacional do Poder Popular da República de Cuba, foi constituída em Havana a 7ª Legislatura do legislativo.

A sessão inaugural foi conduzida pela presidente da Comissão Eleitoral Nacional, María Esther Reus, acompanhada por Alina Barreiro e Tomás Amarán, vice-presidenta e secretário do órgão, respectivamente.

María Esther Reus informou que a composição dos deputados é de 175 vinculados à produção e os serviços, operários, camponeses e cooperativistas, educadores e trabalhadores pertencentes à saúde pública.

Do total, 348 são homens e 266 mulheres. A idade média é de 49 anos, mas entre seus membros 131 têm entre 18 e 40 anos e 56% deles nasceram depois do triunfo da Revolução. Negros e mestiços constituem 35,67%, enquanto os deputados brancos são 64,33%.

A seguir, os principais fatos sobre Raúl Castro.

* Aos 76 anos, é o ministro da Defesa mais duradouro do mundo. Comanda as Forças Armadas locais desde a revolução liderada por seu irmão, vitoriosa no primeiro dia de 1959.

* Foi o braço direito do irmão Fidel Castro desde o início da luta armada, no ataque de 26 de julho de 1953 ao quartel Moncada (Santiago de Cuba) e posteriormente na guerrilha da Sierra Maestra.

* Sob sua liderança, as Forças Armadas Revolucionárias (FAR) se transformaram no Exército mais formidável do Terceiro Mundo, com experiência de combate na África, onde derrotaram em 1987 a guerrilha direitista apoiada pela África do Sul em Angola.

* Conhecido como bom administrador, Raúl supervisionou a redução do Exército a 60 mil homens, o que representa apenas 20 por cento do tamanho que tinha antes do colapso da União Soviética, que mergulhou Cuba numa grave crise econômica. Adotou critérios capitalistas de negócios para tornar as FAR auto-suficientes, com importante participação nos setores mais dinâmicos da economia, como o turismo.

* Raúl Castro se tornou presidente interino em 31 de julho de 2006, quando seu irmão se afastou do poder por causa de uma cirurgia intestinal, consequência de uma doença não-revelada. Fidel desde então só aparece em vídeos e fotos.

* Líder militar discreto, Raúl é o segundo-secretário do Partido Comunista desde sua fundação, em 1965.

* Sua filha Mariela é sexóloga, defende os direitos das minorias sexuais e promove leis em favor dos transexuais e do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário: