sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

CARTA DA UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE.


Jaboatão dos Guararapes realiza hoje sua 1ª Conferência Municipal de Juventude, fruto da mobilização da sociedade civil, de setores da administração municipal e dos movimentos sociais e da iniciativa desenvolvida pelo Governo Lula que busca debater as políticas públicas para os mais diversos segmentos do nosso país.
A UJS, entidade responsável pela campanha que aprovou o direito do voto aos 16 anos, vem dar sua contribuição ao importante debate sobre as políticas a serem executadas pelo poder público para juventude.
Nossa cidade é a 2ª maior do estado e a juventude não está na pauta dos governantes. Somos 28,5 % da população de Jaboatão, estamos nas escolas, nas faculdades, nos bairros, na periferia, nas igrejas, nas manifestações artísticas e culturais e nas fábricas.Somos a 25ª maior cidade do Brasil, com população superior a 4 capitais , existem aproximadamente 800 mil pessoas residindo aqui , no entanto , destas 40 mil são analfabetos e mais 40 mil são analfabetos funcionais.A juventude também é parte deste percentual.
Jaboatão não possui espaços de esporte, cultura e lazer para a juventude, os programas da atual administração municipal se resumem às extensões dos programas do Governo Federal, não há programas específicos para juventude.
As políticas públicas para juventude precisam apontar para inclusão social, para geração de emprego e renda, para ampliação da produção e divulgação das manifestações culturais juvenis da nossa terra.
Ser jovem em Jaboatão é duro, hoje são poucas oportunidades, muita violência, a maior contra a juventude em todo Pernambuco, e pouco espaço para bater uma bola, namorar e estar com os amigos.
Mudar esta situação é tarefa da juventude, a UJS propõe lutar por dias melhores e políticas que valorizem os jovens.A UJS está nas escolas, na luta contra redução da maioridade penal, contra o aumento das passagens, no movimento estudantil, cultural, religioso, dos bairros e sindical jaboatonense.
Faça parte dessa luta, vem pra UJS você também!

PROPOSTAS:
· Criação do Conselho Municipal de Juventude
· Reabertura do cine-teatro Samuel Campelo
· Criação da Secretaria Municipal de Juventude
· Contra a redução da maioridade penal
· Construção de espaços municipais de lazer, esporte e cultura como praças, quadras e pistas de skate.
· Pela implantação de Pontos de Cultura em conjunto com o Ministério da Cultura.
· Elaboração de um programa municipal pelo 1º emprego para juventude.
· Criação de Fórum Temático para Juventude no Orçamento Participativo municipal.
· Criação dos Centros de Juventude.
· Criação de espaços nas escolas para egressos do PROJOVEM com estágios e cursos profissionalizantes.
· Promover nas comunidades debates sobre juventude, gênero e sexualidade.
Visite e participe: http://www.orkut.com/Community.aspxcmm=43298873&refresh=1

Nenhum comentário: