terça-feira, 4 de março de 2008

A mídia e a disputa da hegemonia.

Enquanto aguardo meu vôo de retorno à Pernambuco aqui em Brasília aproveito para postar impressões sobre um tema atual.Participei do II Seminário de Formação da CNTE e tive a oportunidade de assistir palestra de Vito Giannotti tratando sobre comunicação.
Num momento onde a mídia ,em particular a Revista VEJA,vem tomando uma postura ativa de ataque ao Governo Lula e seus aliados,em particular o Ministro dos Esportes,choca constatar algumas coisas.
Historicamente Giannotti demonstra que em todas as edições do Fórum Social Mundial ,a revista fingiu que o mesmo não existia , nunca lhe deu uma capa e sempre dava destaque na edição da semana que ocorria o evento a um tema ora de sexo , ora de saúde.
Choca mais ainda a constatação que a revista ignorou o acidente do metrô em São Paulo em 2007 , deu destaque a matéria relacionadas a telefonia celular na capa , obviamente devido a sua vinculação ao candidato derrotado Alckmin que havia alterado a lei no estado deixando sob responsabilidade das próprias empreiteiras sua auto-fiscalização.
Historio o que ouvi para afirmar que a grande mídia tem lado , tem partido e opções.O episódio recente com o Ministro dos Esportes ,com denúncias sem provas, faz parte desta mesma luta.Precisamos reagir , dar opinião e disputar a hegemonia das opiniões.Esta é minha pequena contribuição para tal.

Nenhum comentário: