domingo, 22 de junho de 2008

PT do Rio de Janeiro oficializa candidatura de Molon


O Partido dos Trabalhadores (PT) homologou neste domingo (22) o deputado estadual Alessandro Molon como candidato à prefeitura no Rio de Janeiro. O nome dele foi aclamado por 890 delegados, que também escolheram as listas de candidatos a vereador.
Prevaleceu na convenção o presidente do diretório municipal petista. Na última quarta-feira (18) ele disse o partido insistiria na candidatura de Molon a prefeito da cidade.
Afirmou que o seu partido não apoiaria Jandira Feghali, candidata do Bloco de Esquerda (PCdoB, PDT e PSB) e concluiu: "Aqui no Rio de Janeiro não vamos abandonar a candidatura própria. Se essa ordem vier da liderança do partido, eu renuncio".
Setores petistas defendiam uma aliança com o PCdoB, de Jandira Feghali. O mais ilustre foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reafirmou na terça-feira passada, em jantar com dirigentes do PT, PCdoB, PSB e PDT, sua opinião em favor da aliança, com Jandira como candidata a prefeita.
Esnobado dois dias depois pela Executiva Nacional do partido, que deu mão forte à candidatura Molon, Lula não gostou. ''Eu acho que não é possível lançar candidato só para marcar posição'', desabafou o presidente, segundo O Estado de S. Paulo deste sábado (21).
A candidatura de Molon começou a ter problemas depois que o governador peemedebista Sergio Cabral desfez um acordo eleitoral, sob a alegação de que o PT não cumprira sua parte na aliança, viabilizando candidaturas únicas em municípios do interior fluminense. Cabral declarou apoio ao ex-tucano Eduardo Paes, que, ano passado, trocou o PSDB pelo PMDB.
Numa tentativa de mostrar que o partido está unido em torno de Molon, estiveram na convenção deste domingo na quadra da Escola de Samba Unidos da Tijuca, na região Central do Rio, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, os deputados Luiz Sérgio, líder do partido na Câmara, Jorge Bittar, Carlos Santanna e o estadual Gilberto Palmares e a ex-governadora Benedita da Silva.
A última pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha, realizada em março, no Rio de Janeiro, revelou que os dois candidatos melhores colocados são Marcelo Crivella, do PRB, com 19% das intenções de voto, e Jandira Feghali, do PCdoB, com 16%. Na pesquisa, Molon aparece com 1%.
www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: