segunda-feira, 7 de abril de 2008

China desmonta farsa feita por seguidores do dalai lama


Uma foto de soldados chineses carregando mantos de monges tibetanos foi distribuída nos últimos dias pelos seguidores do separatista dalai lama, como ''prova'' de que a participação de monges nos distúrbios de 14 de março havia sido forjada pelo Exército Popular de Libertação da China. A farsa foi desmentida neste domingo (6).
A Xinhua, agência de notícias oficial da China, revelou que a foto das brigadas militares chinesas divulgada pelo dalai lama era mentirosa. Alguns detalhes que os ocidentais não podem notar são suficientes para revelar a farsa.
A fotografia, divulgada pelos seguidores do dalai lama, mostra alguns soldados chineses carregando roupas de lamas. Os separatistas afirmaram que os lamas violentos no incidente de 14 de março foram forjados pelo exército.
Na realidade, a imagem é de seis anos atrás e mostra as brigadas militares participando de um filme que se chama ''História de Tianmai''. As roupas eram de figurino. Duas pessoas na foto confirmaram a situação.
Os soldados na foto não têm galões no uniforme, nem qualquer tipo de identificação. Entretanto, desde maio de 2004, todas as brigadas militares chinesas começaram a usar uniformes com galões no ombro e no braço.

Veja abaixo a foto nas mãos de dois participantes das filmagens de então e, mais abaixo, a imagem divulgada pelos separatistas (Fonte: Xinhuanet).

Liu Pengbo, um dos militares que aparecem na foto, era sargento de primeira categoria de uma unidade da Polícia Armada Chinesa (PAC), estacionada naquela época em Lhasa, e desempenha atualmente o cargo de instrutor político de uma unidade da PAC estacionada en Lhasa.






Fonte: VERMELHO

Nenhum comentário: