sábado, 18 de abril de 2009

Comitê Estadual se reúne , discute a crise , congresso do PCdoB e projeto eleitoral de 2010.







Em reunião realizada hoje o Comitê Estadual de Pernambuco do PCdoB debateu o 12° Congresso Nacional do partido , o quadro político atual e o projeto eleitoral em nosso estado.



O debate foi aberto pelo membro do Comitê Central do Partido e do Comitê Estadual Marcelino Granja que interviu sobre o 12° Congresso , disse que o mesmo se dá no momento da crise do sistema financeiro capitalista em plano mundial e destacou a importãncia de discutir a crise do ponto de vista político , analisando qual será o futuro sistema mundial de poder que emergirá dela e as perspectivas e influências desta na sucessão de 2010 no Brasil.Granja afirmou que a megafinanceirização da economia, com a crise começando pela esfera financeira, é consequência do modo de produção capitalista.No campo nacional destacou que a retomada do papel do Estado melhorou a resistência do Brasil a crise , apesar de as medidas tomadas até o presente momento serem insuficientes para superá-las.



Estes elementos levam a necessidade da atualização do Programa do PCdoB na busca de um projeto para nação brasileira.



Hoje o Brasil é a 8ª economia do mundo e há claras demonstrações que as relações diplomáticas prioritárias do nosso país não são com os EUA. O Brasil busca acertar na política externa e precisa fazê-lo articulado com os fatores internos: aumento da democracia , superação das desigualdades regionais e sociais.É necessário um projeto para o Brasil que nos dê condição de tornarmos um país forte no mundo , a questão nacional volta a pauta dos debates.



Marcelino destaca que o momento leva a necessidade de relançar a construção partidária com o estabelecimento de uma nova política de quadros partidários tendo estes como elemento fundamental e decisivo. Aqui se destaca a necessidade , reforçada pela crise , de crescer na intelectualidade , trabalhadores , juventude e mulheres , busca-se com isso maior protagonismo social , político e na luta de ideias . Destacou-se também o apontamento do Comitê Central do partido no caminho da renovação e alternância nas direções partidárias para dar as condições de um partido mais vivo e mais dinâmico.



A ex-prefeita de Olinda e membro do Comitê Central e Estadual do PCdoB Luciana Santos fez a intervenção sobre o quadro político caracterizando a atual crise como uma crise econômica de caráter estrutural , crise do acúmulo de riqueza do sistema capitalista. A crise gera a possibildade de um mundo multipolar emergir dela , basta se ver a ousadia da China nos investimentos internos e na proposição da substituição do dólar com referência monetária internacional.



Luciana destacou a necessidade de baixar o juros , de mudar a política macro-econômica do governo Lula e fazer um forte investimento no setor produtivo.Luciana reforçou a tese que o debate da crise é eminentemente político.A atual quadra política pede um PCdoB maior , mais influente e , em particular , uma bancada federal maior do partido.



Há a necessidade de acompanhar os movimentos eleitorais de 2008 onde o PCdoB foi o partido que mais lançou candidatos em capitais e estes se mostraram competitivos. Nos estados onde isso foi feito não é possível tratar a construção de 2010 sem passar pelo PCdoB.



Em Pernambuco , de 2000 até hoje , acumularam-se vitórias eleitorais , reflete o cenário de um partido arrojado e pujante . Estão dadas as condições de perseguirmos chapas próprias para deputados federal e estadual buscando eleger bancadas nos dois níveis.O PCdoB já declara de antemão o apoio a reeleição do Governador Eduardo Campos (PSB).



Em seguida ocorreram diversas intervenções dos demais membros do Comitê Estadual do PCdoB , todos destacaram a necessidade da recondução de Nelson Pereira e Luciano Moura para Assembleia Legislativa de Pernambuco acompanhados do aumento de nossa bancada , na Câmara Federal viu-se a necessidade de elegermos mais de 1 deputado , tratando-se os nomes de Luciana Santos e Luciano Siqueira bem como a necessidade da busca de mais nomes para as duas chapas.



A reunião foi encerrada pelo presidente estadual do PCdoB , Alanir Cardoso. Este destacou a Conferência das Américas e os gestos de Obama para com Cuba e Hugo Chavez que denunciam claro isolamento dos EUA no campo internacional e na manutenção ,a alto custo, das guerras do Afeganistão e Iraque. Reforçou a questão do pós-crise , mostrando que o quadro a emergir desta , e o país que conseguir superá-la primeiro jogará outro papel neste novo momento.



A reunião aprovou um encontro de parlamentares e uma reunião dos 6 vice-prefeitos do partido , além de ter informado sobre o 1° de maio que será realizado em 30 de abril com ato unificado das centrais sindicais.






Nenhum comentário: