sexta-feira, 2 de maio de 2008

CTB-PE nasce no fogo da luta


O encontro de fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Pernambuco (CTB-PE) teve um saldo bastante positivo. No evento, ocorrido nesse final de semana (26 e 27) em Carpina, representantes de diversos sindicatos rurais e urbanos elegeram a direção da central sindical e votaram o seu estatuto. “Todos os princípios que norteiam a criação da CTB foram colocados para os participantes do encontro e todas as dúvidas foram esclarecidas. Isso fez com que tivéssemos uma unanimidade na votação do nosso estatuto”, explicou a secretária de Formação da CTB-PE, Valéria Silva.

Um dos principais objetivos da CTB-PE é fortalecer a classe trabalhadora e contribuir na luta pela ampliação dos direitos dos trabalhadores. Meta que só será alcançada com a participação dos sindicatos filiados. A presença de membros de diversos sindicatos pernambucanos na direção da CTB estadual confirma a unidade política da entidade. A presidente da CTB-PE, Margarida Maria, recebeu com surpresa a indicação para o cargo. “Eu já faço parte do movimento sindical há algum tempo, mas não acreditava que pudesse ser a escolhida para presidir a CTB-PE”, declarou.
Margarida afirma que a presidência da central no Estado requer muita responsabilidade e trabalho. Deveres que ela pretende coordenar junto aos demais dirigentes da CTB-PE. “Precisamos nos articular melhor no campo e, para isto, eu conto com o apoio dos coordenadores regionais”, comentou. E articulação é o que não falta à CTB-PE.
Passeata
Após um final de semana repleto de atividades, inclusive com um ato político no auditório do Centro de Treinamento do IPA (Cetreino), em Carpina, as mobilizações para o Dia do Trabalhador, que acontecem esta semana, já estão sendo preparadas. Entre elas, está uma grande passeata pelas ruas do Recife nesta quarta-feira (30), a partir das 15hs. A concentração será na Praça Osvaldo Cruz (próximo ao Teatro Valdemar de Oliveira), bairro da Boa Vista.
A passeata contará com a adesão de outras centrais sindicais que, juntas, marcham em favor do trabalhador. “A CTB-PE não tem adversários. Pelo contrário, ela nasceu para mostrar o quanto o movimento sindical está vivo e atuante”, disse Margarida Maria. Participaram ainda do encontro de fundação da CTB-PE o secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB nacional, João Batista Lemos; o secretário de Relações Institucionais, Joilson Cardoso; o vice-prefeito e pré-candidato à prefeitura do Recife, Luciano Siqueira; além de representantes da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), da União da Juventude Socialista (UJS), da União Municipal dos Estudantes (UMES) e da União Brasileira de Mulheres (UBM).

Confira abaixo, a direção estadual da CTB:

Presidente: Margarida Maria (STR Bom Jardim)
Vice-presidente: Manoel do Espírito Santo (Sindicato dos Papeleiros).
Sec. Geral: Figueiredo (Sindicato dos Urbanitários).
Sec. de Finanças: José Inocêncio (Sindicato dos Metroviários ).
Sec. de Formação: Valéria Silva (Sindicato do Trabalhadores em Educação de Pernambuco).
Sec. de Imprensa: Heleno Santos (Sindidicato dos Trabalhadores da Universidade de Pernambuco).
Sec. de Política Agrícola: Minervino (STR Vicência).
Sec. da Juventude: Willian (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco)
Sec. das Mulheres Trabalhadoras: Adnilsa (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco).
Sec. da Saúde do Trabalhador: Olímpia (Sindicato dos Enfermeiros).
Sec. de Políticas Públicas e Sociais: Jaime (Sindicato dos Urbanitários).
Sec. de Políticas do Meio Ambiente: João de Honda (STR Pombos).
Sec. de Políticas Sindicais e Relações Institucionais: Amaro Biá (STR Barreiros).
Coordenadores Regionais:
Leonardo, Betânia (Sindicato dos Servidores Municipais de Pesqueira); Maria José Sales, Dudé (STR Sirinhaém); Célia Teotônio, Marinalva da Conceição.
Conselho Fiscal:
Rinaldo Antônio (Sindicato dos Servidores Municipais do Recife); Buiú (Sind. dos Metalúrgicos de Pernambuco); Valter Costa (Sind. dos Funcionários da Universidade de Pernambuco).
Suplentes:
Augusto Semente (Sindicato dos Contabilistas de Pernambuco); Bismarque (Sind. dos Servidores Municipais do Recife); Ana Moraes (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Pernambuco).

Do Recife,Daniel Vilarouca

Fonte: sítio da CTB

Nenhum comentário: